sábado, 29 de dezembro de 2007

COMEÇANDO

Começando este novo blog, vamos apenas informar que a página se compromete a discutir questões de informática. Logo, vamos começar trabalhando para um público leigo, ainda iniciante nesta tecnologia. Nosso compromisso é o de horizontalizar o conhecimento na área e permitir que um maior número de pessoas possam conhecer e dominar esta tecnologia como parte de um processo presente na sociedade contemporânea e, portanto, necessária. Nosso alvo é a educação. Como levar esse conhecimento aos povos oprimidos de maneira livre e democrática? Vamos começar aqui um debate que se propõe a permitir a reprodução de todo material escrito e fotografado com fins de reprodução e continuação do saber.





Nesta primeira etapa vamos conhecer o nosso amigo computador. Olhe atentamente a fotografia abaixo e observe a numeração nela colocada.


O que podemos ver é um conjunto de instrumentos que juntos o chamamos de computador, ou PC (de Personal Computer), ou simplesmente micro, que é a forma como passaremos a chama-lo daqui adiante. Esse conjunto está formado por:
1 - Gabinete: onde encontramos os principais componentes de processamento e armazenamento.
2 - Monitor: é a principal forma de comunicação entre o micro e o usuário. A grosso modo o seu papel é o de converter os sinais enviados do microprocessador em sinais que o monitor de vídeo entenda.
3 - Caixas de som: é por onde você ouve os sinais convertidos pela PLACA DE SOM.
4 - Teclado: é uma das principais portas de entrada de dados no micro. Sua função é enviar dados como letras, números e outros símbolos utilizados como código de sinais de facilitação de leitura.
4: Mouse: Outra importante porta de comunicação com o micro. A partir do mouse pode-se executar multiplas tarefas como copiar, colar, excluir (deletar), mover etc. Concomitante com o teclado pode-se renomear arquivos e outras funções que facilitam o trabalho do usuário.

Nenhum comentário: